27 dezembro 2007

AGORA EU SEI


AGORA EU SEI

Quando eu era garoto, cinco réis de gente,
Falava grosso para ser um homem.
Clamava: EU SEI, EU SEI, EU SEI, EU SEI.

Foi no princípio, era a primavera.
Mas quando eu tinha os meus 18 anos,
Dizia: EU SEI, aí está, desta vez EU SEI.

E hoje, nos dias em que olho para trás,
Vejo o bocado de terra onde já pus os pés,
E nunca sei como ela roda!

Aí pelos 25 anos, eu sabia tudo:
do amor, das rosas, da vida, dos tostões.
Claro, o amor! Já tinha dado a volta inteira!

E felizmente, como os amigos,
não tinha comido o farnel todo.
No meio da minha vida ainda continuava a aprender.

E o que aprendi resume-se a 3 ou 4 palavras:
No dia em que alguém te ama, que belo tempo!
Não sei dizer melhor: que belo tempo!

O que ainda na vida me espanta,
Eu, que estou já no Outono da vida,
É esquecer facilmente as noites de tristeza,
Mas nunca uma manhã de ternura!

Toda a minha juventude quis proclamar: EU SEI.
Simplesmente, quanto mais procurava, menos sabia.

Já 60 badaladas bateram no meu relógio;
Ainda estou à janela, olho e interrogo-me.

Agora EU SEI, EU SEI QUE NUNCA SABEREI!

A vida, o amor, o dinheiro, os amigos e as rosas.
Nunca saberemos o ruído nem a cor das coisas.
É tudo o que sei! Mas isto… EU SEI!

Jean Gabin

5 Comments:

Blogger Carolina said...

"SÓ SEI QUE NADA SEI!"
Sócrates, Platão?
As citações atribuídas a Sócrates(que nada deixou escrito) estão, em geral presentes nos trabalhos de Platão que foi seu disciplo.

Belo poema, muito bem cantado!

27/12/07 19:01  
Blogger lami said...

Jean Gabin , grande actor francês, figura dura, bela voz e representação!
Um poema a condizer com ele!

27/12/07 19:10  
Blogger Jelicopedres said...

«Difícil é sabermos que nunca saberemos»!
Muito bonito!
Muito realista!
Não conhecia este poema do Jean Gabin.

27/12/07 22:51  
Anonymous Anónimo said...

Bom Natal e um Ano Novo com tudo ,mesmo tudo de Bom! ou Nollaig shona dhuit !ou Sarbatori Vesele ou God Jul !
As 4 etapas da Vida !
1- Tu acreditas no Pai Natal!
2- Tu já não acreditas no Pai Natal !
3- Tu és o Pai Natal!
4- Tu já não te lembras quem é !
Bom como devo estar na 4 etapa ,obrigada a todos os amigos da Asas ,por me recordarem deste simpatico,... ,aí Jesus que já me esqueci outra vez...como é que ele se chama ,mesmo?????
silvana ramos sapage

28/12/07 10:11  
Anonymous Anónimo said...

é verdade Gil estamos sempre aprender, gostei muito desse poema,Um Bom Ano e muita Paz, para vocês todos e um beijo.

28/12/07 23:46  

Enviar um comentário

<< Home

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >