13 fevereiro 2007

O Dia dos Namorados



Ele está a chegar.
O 'Dia dos Namorados'.
Este dia, serve apenas para as pessoas
que não têm namorado, companheiro, amante,
amigo colorido ou como lhe queiram chamar,
se sintam menos pessoas por isso.
Este dia serve para essas pessoas pensarem
que são verdadeiras aberrações da natureza
e que por essa determinante razão,
nenhum indivíduo do sexo oposto (ou não)
olha para elas.
Como se fosse obrigatório ter namorado(a),
como se fosse um bem de primeira necessidade,
como a água ou o ar.
Como usar cuecas todos os dias.
Bem sei que há quem as não use com tanta assiduidade,
mas assumo que toda a gente gosta de andar aconchegadinho
no seu dia-a-dia.
Então porque comemorar a 14 de Fevereiro,
o Dia dos Namorados?
Talvez porque, alguém há muitos anos atrás,
depois de um orgasmo múltiplo fenomenal,
teve a triste ideia de assinalar no calendário
um dia feito especialmente para namorar e fazer amor
e repetir mil vezes a palavra 'amo-te',
trezentas vezes a palavra 'adoro-te'
e quinhentas vezes a palavra 'amor'.
Depois há partes que valem a pena
que é aquela do 'és tão linda' e coisas assim
que fazem sempre bem ao ego e pronto.
Mas tirando isso, é uma desgraça,
porque depois o que é que uma pessoa faz
no Dia dos Namorados?
Para além de cumprir as suas funções normais
da profissão ou ocupação.
Andar na rua está fora de questão!!!
Porquê??
Porque é só casais
e uma pessoa até tem vergonha de andar sozinha,
toda a gente a olhar para nós
desconfiados
e depois até pensamos que temos a blusa aberta
ou algum buraco nas calças,
malhas caídas nas meias de vidro…
e procuramos aflitas
alguma coisa suspeita e humilhante,
mas depois lembramo-nos qual é o problema:
estamos na rua sozinhas.
E montras é melhor nem olhar.
Também já sabemos como são,
encarnadas e pirosas.
Apesar que os peluches até são fofinhos.
É já na próxima quarta-feira o Dia dos Namorados.
Não tendo nada contra o mesmo,
apesar de achar que namorar é preciso,
mas não obrigatóriamente dia 14 de Fevereiro.
Desejo a quem acha
este dia importante,
um feliz 'Dia dos Namorados',
com ou sem peluches.
(recebido por email)

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas que lindos gatinhos!
E um lindo poema, para que todos vejam que o está ali escrito é uma realidade.
Um feliz dia dos "NAMORADOS" para todos bjs:)))

14/2/07 09:38  
Anonymous Anónimo said...

oi gil, estamos numa democracia, e por isso todos temos direito a diferentes opiniões, podes chamar-me pirosa, burrita ,sonhadora, eu sei lá...( tu ou quem escreveu esse mail),mas para mim, o dia dos namorados serve para nos lembrarmos como é bom , é natural, é próprio do ser humano, Gostar de ser amado... e namorado pode ser o que a pessoa quiser (um pai, uma mãe, filho,filha, amigo companheiro, amante,marido ,o cão ,o gato ,piriquito)etc,etc
Porque é o amor que move as pessoas,que as faz continuar seja ele de que forma for...Porque disse-me uma senhora um dia com toda a sabedoria da idade,as pessoas são más porque são ou foram mal amadas, cada vez acredito mais nestas palavras...E já agora para ti Meu Amigo UM Bom dia de quarta feira e sente-te muito amado.....(O ser humano é so
ciavel por natureza)....
silvana ramos sapage

14/2/07 10:13  
Anonymous Anónimo said...

Olá, Silvana.
Pois todos temos direito às nossas opiniões, e ainda bem que elas são diferentes, senão o mundo seria muito monótono.
Mas para te ajudar a compreender melhor o que é dito naquelas palavras, vou transcrever outras da mesma pessoa (encontrei-a agora na NET - Chama-se o blogue ISTO É COISA DE PESSOA ESQUISITA, foi publicado em 8 de Fevereiro, e está em http://coisadepessoaesquisita.wordpress.com/), que te ajudarão a compreender o fundo da questão. Porque não nos iludamos, o "Dia dos Namorados", o "Dia da Mulher ", o Dia da Mãe", e sei lá quantos outros dias, são produto do consumismo, que precisa deles para escoar umas quantas mercadorias. Então lê:

Pois é. Ele está a chegar. Não é do Referendo que falo, que por sinal é já no próximo Domingo, e que, até tenho alguma fé (não muita) que o Sim ganhe, mas falo sim do grande Dia dos Namorados. Não sei porquê, deve ser mera coincidência, mas é o dia do ano em que me sinto mais sozinha, o que é triste, porque a culpa não é minha mas sim de quem inventou o Dia dos Namorados. Este triste dia, serve apenas para as pessoas que não têm namorado, companheiro, amante, amigo colorido ou como lhe queiram chamar, se sintam menos pessoas por isso. Este dia serve para essas pessoas pensarem que são verdadeiras aberrações da natureza e que por essa determinante razão, nenhum indivíduo do sexo oposto (ou não) olha para elas. Como se fosse obrigatório ter namorado(a), como se fosse um bem de primeira necessidade, como a água ou o ar. Como usar cuecas todos os dias. Bem sei que há quem as não use com tanta assiduidade, mas assumo que toda a gente gosta de andar aconchegadinho no seu dia-a-dia. Mas estava eu a dizer que o dia 14 de Fevereiro nos faz sentir, (nós pessoas solitárias), os aliens da sociedade, e porquê? Porque alguém há muitos anos atrás, depois de um orgasmo múltiplo fenomenal, teve a triste ideia de assinalar no calendário um dia feito especialmente para namorar e fazer amor e repetir mil vezes a palavra ‘amo-te’, trezentas vezes a palavra ‘adoro-te’ e quinhentas vezes a palavra ‘amor’. Depois há partes que valem a pena que é aquela do ‘és tão linda’ e coisas assim que fazem sempre bem ao ego e pronto. Mas tirando isso, é uma desgraça, porque depois o que é que uma pessoa faz no Dia dos Namorados? Para além de cumprir as suas funções normais da profissão ou ocupação, claro. Andar na rua está fora de questão, porque é só casais e uma pessoa até tem vergonha de andar sozinha, toda a gente a olhar para nós desconfiados e depois até pensamos que temos a bergilha aberta ou algum buraco nas calças, e procuramos aflitos alguma coisa suspeita e humilhante, mas depois lembramo-nos qual é o problema: estamos sozinhos. E começamos a encostarmo-nos a quem passa para parecer que estamos acompanhados, mas depois as pessoas não acham piada nenhuma a essas coisas e afastam-nos tomando-nos por doentes mentais e a solução é mesmo enfiarmo-nos em casa a ver comédias românticas, debaixo duma manta quentinha e a comer um solitário balde de pipocas doces. E montras é melhor nem olhar. Também já sabemos como são, encarnadas e pirosas. Apesar que os peluches são fofos. É já na próxima quarta-feira o Dia dos Namorados. Não estou psicologicamente preparada para mais uma chuva de Amor. Não estou. Uma vez recebi um postal com música. Foi o único. Com música, porque sem música já recebi uns quantos, posso contá-los pelos dedos, mas sempre é um número redondo (diferente de zero claro). No envelope dizia a caneta de filtro vermelha «Urgente» em maiúsculas, e estava decorado com alguns coraçõezinhos da mesma tonalidade. O remetente dizia « De: O teu ranger azul» e o destinatário « Para: A minha ranger cor-de-rosa». Abrindo o postal, podia-se ler, para além do bonito desenho de um elefante cinzento dentro de um coração, «Pedro+Marta=Amor». E depois vinham em anexo, lá no fundo do envelope, meia dúzia de pastilhas elásticas Gorillaz, que eram um mimo na altura. De resto, uma vez puseram uma rosa encarnada na minha caixa de correio, totalmente anónima. E de maneiras que não me lembro assim de mais nada. Também já tive uma ou duas declarações em pleno dia de S. Valentim, tipo acto desesperado numa paragem de autocarro, sem êxito. As coisas realmente bonitas com que fui surpreendida nunca foram no Dia dos Namorados, portanto não é de bom tom referi-las, receando que pensem que me estou para aqui a gabar, que não estou.

O postal quando pressionado no pequeno círculo da bateria que suponho ser o que dará o som, ainda emite um ruído, fraco, mas audível. Não é uma melodia, mas há ali qualquer coisa. Deve ser Amor.

Pois é, Silvana, se leste até aqui, agora talvez percebas que o "Dia dos Namorados" é isso mesmo.
E se fores ler o blogue da Carolina, lá verás o comportamento que 12 crianças tiveram com um companheiro da Escola, para tentar que ele não se sentisse como a autora do escrito acima. Memso nos seus tenros anos e com toda a sua ingenuidade e ausência de malícia, eles perceberam o que é óbvio e como se pode sentir quem o não tenha: um(a) namorado(a).


Desculpa, sonhadora, eu ter-me alongado tanto. Quis apenas colocar os pontos nos iiii. Nada de importante, sequer. Tem um belíssimo "DIA DOS NAMORADOS".

14/2/07 13:47  
Anonymous Anónimo said...

Olá gil
claro que é importante amigo ,todos devemos expressar a nossa opinião,mas deixa-me dizer-te que já te tinha respondido e que a missiva era extensa ,mas não sei como, pensei que até tinha publicado e nada....Por isso não me lembro exactamente do que escrevi, lembro-me isso sim de te ter escrito, que por momentos fiquei sem nada para dizer (coisa rara em mim)ahahahah mas que no essencial disse-te que para ser feliz uma pessoa tem que aprender a viver consigo mesma e com os outros,mas essencialmente consigo mesma porque é a sua única companhia de todos os dias,horas, minutos e segundos e que naõ se pode dispensar a sua própria companhia (dífícil)não achas??? e mais ,que me custa a acreditar que haja pessoas assim ....que nem delas próprias gostam ,e mais ,que eu pessoalmente não concebo a vida sem amor,que o amor move tudo e que a qualquer momento ,dia , ele pode acontecer ou ter acontecido e
que nunca se deve desistir,nunca mesmo, e que não acredito mesmo que nunca se tenha amado ou esperado um amor ....bem já não me lembro que mais escrevi ,e que.....que....que...e os meus argumentos não tinham fim....e que sim ,sou teimosinha,e que sim, sou sonhadora e que sim ,gosto da vida e de ser feliz mesmo que seja por segundos ,minutos eu sei lá, que prefiro estar assim (uns dias mais feliz e outros um bocadinho menos) de que estar como aqueles dois bonecos que me mandaste a dançar....ahahahahah Um dia muito Bom para ti
.silvana ramos sapage

14/2/07 18:43  
Anonymous Anónimo said...

Oi amigo ,como bom amigo que és tivestes o bom senso de não postar aquela poesia que me mandaram ( palavra de escuteira),claro que achei graça nesta altura,neste exacto contexto posta-la, não achei mta graça na altura que me enviaram;porque foi enviado por um anónimo, e risquei logo dos meus contactos o engraçadinho ou a engraçadinha, e passo-te a explicar 1º não sou coisa que se coma!!!!Se fosse deveria ser como aqueles bifes ,que parecem solas de sapatos,salvo a ofensa aos sapatos,ahahaahah,2º onde estava a palavra comer podia substituir por amar,beijar,só que não o fiz ,porque não fui eu que o escrevi...Entendes?tbm o quis por no blogue para agitar um bocado o blog, mas tens toda a razão amigo,é por isso ,(e por mto mais)que te considero assim (amigo) , com toda a tua sabedoria ,sabias e sabes que há "batalhas" que saimos a ganhar e outras a perder ,e percebeste logo que nesta eu ia decerto perder....Obrigada amigo Entendes-te? ou queres o desenho!!! ouve e agora não resisti!ahahahahahah mas, se quiseres ser tu a substituir as palavras, pôr tu, já não te fica mal ( raio de sociedade,)posta lá o dito cujo, se quiseres......silvana ramos sapage.(Claro que sabe bem dizermos bem uns dos outros,todos gostamos mesmo sabendo o contrario,) mas de vez em quando.....entendes? beijocas srs

16/2/07 06:33  

Enviar um comentário

<< Home

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >