28 fevereiro 2007

Auto da Barca do Inferno


Auto da Barca do Inferno
Versão Pinto da Costa

(Chega Pinto da Costa ao reino dos mortos e dirige-se à barca do Inferno.)

Diabo:
- Meu querido irmão,
semente da corrupção,
mestre dos dragões
e líder de parvalhões!

(Pinto da Costa responde, indignado.)

PC:
- Qu'é que você quer dizer com parvalhões?
O Porto é o melhor do mundo.
VIVÓ PORTO, CARAGO!

Diabo:
- Clube de charlatões,
cheio de aldrabões,
jogam como burlões,
são uns grandes cabrões

PC:
- Mas o que é que está p'raí a dizer?
Nós ganhamos todos os jogos honestamente.
Sem nenhuma excepção!

Diabo:
- Hahahahahahaha!
Os árbitros para a cama enviaste,
as cenas com prostitutas filmaste,
perante a família os chantageaste
e os jogos assim ganhaste!!!

PC:
- Mas não é possível! Como soube isso?

Diabo:
- Eu sei tudo e tudo vejo,
sinto as malícias e o desejo,
antes dos jogos que ganhaste,
todos os teus jogadores drogaste.

PC:
- Que calúnia! Isto é inadmissível!

(Repentinamente, o telemóvel de Pinto da Costa toca.)

PC:
- É só um momento... 'Tou chim?... É p'ra mim!

(Fala o Reinaldo Teles.)

Emp:
- Olhe, senhor Costa, tenho óptimas notícias: Vendi o Derlei, que está com o tendão irremediavelmente danificado, ao Barça, por 2 milhões e ainda nos deram o Ronaldo! A propósito, o velho truque do vídeo ainda funciona. Sem ele, o Ronaldo não seria nosso. E quanto ao jogo de amanhã...

PC:
- Cala-te, carago! Eu já te ligo. Agora estou muito ocupado.

Emp:
- É só para perguntar se devo desembolsar os 50 mil contos que o Major Valentão pediu ou se o deixo apodrecer na prisão...

PC:
- Já disse para te calares! Já te ligo!

(Pinto da Costa desliga o telemóvel e retoma a conversa com o diabo.)

Diabo:
- Mas que linda conversa!
Entrai já e depressa!

PC:
- Nem pensar! Aquele barco acolá parece-me mais luxuoso!

(Dirige-se Pinto da Costa à barca da glória.)

PC:
- Anjinho queridinho, fofinho,
de cabelo lavadinho,
arranja aí um espacinho
para eu abancar, sim?

Anjo:
- Ah, com que então sempre se aprende alguma coisa falando com o diabo!

PC:
- Pois é. Aquela poesia acaba por ser contagiosa. Mas, mudando de assunto, posso entrar?

Anjo:
- Como? Penso que não ouvi bem. Você quer entrar?

PC:
- E por que não? Sempre fui um homem bom e honesto. E também consegui dar glória ao meu clube...

Anjo:
- À custa de corrupção, vigarice, drogas e um sem-número de outros pecados.

PC:
- Mas como é possível?!? Você também sabe? Para que agência de espionagem trabalha?

Anjo:
- Nem eu nem o diabo precisamos de espiões. Tudo vemos e tudo sabemos. Por sua culpa, o desporto favorito dos portugueses perdeu o prestígio. Os estádios estão vazios, as bilheteiras choram e os sócios abandonam os clubes. Você é um homem corrupto e a sua alma é impura. O seu destino éo Inferno. Homens da sua laia não entram aqui.

(Pinto da Costa, já sem esperança de ir para o céu, volta para o diabo.)

PC:
- Muito bem, seu... seu... diabrete! Venha para cá essa prancha!

Diabo:
- Vejo que concordaste,
caro irmão corrupto,
não podes ir para o céu,
o teu pecado é absoluto,
viajarás comigo pelo mar dos tormentos,
e remarás com os infernais rebentos,
o teu clube perderá e descerá de divisão,
e nós te torturaremos, por pura diversão.
Entra, entra, gordo lento,
pega num remo, não percamos mais tempo.

FIM
(recebido por email)

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas que "CARAGO " O Sr. Pinto da Costa está aí muito bem.!!!
Brincando brincando se dizem por vezes verdades, esta é uma delas:)))

28/2/07 14:03  
Anonymous Anónimo said...

Até o Gil Vicente deu uma volta na tumba!....

28/2/07 22:54  
Blogger lami said...

O Auto da Barca do Inferno em pleno sèculo XXI! Acho que o Gil Vicente subscreveria :))

1/3/07 22:41  
Anonymous Anónimo said...

Gil Amigo
Desculpa mas não gostei, .....
Posso ??????Juro que só se "postastes", para "picares" as "hordes",( ou para descontraires o pessoal) já pareces eu as vezes, mas a mim por ser arraçada a "pato" perdoa-me....(acho eu),ahahahahaha .Sabes, tenho ainda bons amigos.Sou uma sortuda. (só não ganho o euro milhões, so duques ahahahahah mas de castigo se ganha-se ......(não , não te digo)....Querias? ( batatas com enguias? lembras-te )ahahahahaVê-la a data de quando postaste e só agora respondi, (não consegui resistir....)Tu já me conheces ahahahahah Delicia-me com outra coisa um dos poemas que tu "desencantas" um que eu ainda não conheça, supreende-me ....Por favor oitá
silvana ramos sapage
Foste ao correio ???????????ahahahahahahahahahahahahah

4/3/07 07:51  

Enviar um comentário

<< Home

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >