18 janeiro 2008

"A DEVIDA COMÉDIA" - Miguel Carvalho


CRIANCINHAS

A criancinha quer Playstation. A gente dá.
A criancinha quer estrangular o gato. A gente deixa.
A criancinha berra porque não quer comer a sopa. A gente elimina-a da ementa e acaba tudo em festim de chocolate.
A criancinha quer bife e batatas fritas. Hambúrgueres muitos. Pizzas, umas tantas. Coca-Colas, às litradas. A gente olha para o lado e ela incha.
A criancinha quer camisola adidas e ténis nike. A gente dá porque a criancinha tem tanto direito como os colegas da escola e é perigoso ser diferente.
A criancinha quer ficar a ver televisão até tarde. A gente senta-a ao nosso lado no sofá e passa-lhe o comando.
A criancinha desata num berreiro no restaurante. A gente faz de conta e o berreiro continua.
Entretanto, a criancinha cresce. Faz-se projecto de homem ou mulher.
Desperta.
É então que a criancinha, já mais crescida, começa a pedir mesada, semanada, diária. E gasta metade do orçamento familiar em saídas, roupa da moda, jantares e bares.
A criancinha já estuda. Às vezes passa de ano, outras nem por isso. Mas não se pode pressioná-la porque ela já tem uma vida stressante, de convívio em convívio e de noitada em noitada.
A criancinha cresce a ver Morangos com Açúcar, cheia de pinta e tal, e torna-se mais exigente com os papás. Agora, já não lhe basta que eles estejam por perto. Convém que se comecem a chegar à frente na mota, no popó e numas férias à maneira.
A criancinha, entregue aos seus desejos e sem referências, inicia o processo de independência meramente informal. A rebeldia é de trazer por casa. Responde torto aos papás, põe a avó em sentido, suja e não lava, come e não limpa, desarruma e não arruma, as tarefas domésticas são «uma seca».
Um dia, na escola, o professor dá-lhe um berro, tenta em cinco minutos pôr nos eixos a criancinha que os papás abandonaram à sua sorte, mimo e umbiguismo. A criancinha, já rescidinha, fica traumatizada. Sente-se vítima de violência verbal e etc e tal.
Em casa, faz queixinhas, lamenta-se, chora. Os papás, arrepiados com a violência sobre as criancinhas de que a televisão fala e na dúvida entre a conta de um eventual psiquiatra e o derreter do ordenado em folias de hipermercado, correm para a escola e espetam duas bofetadas bem dadas no professor «que não tem nada que se armar em paizinho, pois quem sabe do meu filho sou eu».
A criancinha cresce. Cresce e cresce. Aos 30 anos, ainda será criancinha, continuará a viver na casa dos papás, a levar a gorda fatia do salário deles. Provavelmente, não terá um emprego. «Mas ao menos não anda para aí a fazer porcarias».
Não é este um fiel retrato da realidade dos bairros sociais, das escolas em zonas problemáticas, das famílias no fio da navalha? Pois não, bem sei. Estou apenas a antecipar-me. Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo. E então teremos muitos congressos e debates para nos entretermos.

Artigo publicado na revista VISÂO online

8 Comments:

Blogger Jelicopedres said...

A criancinha, não quer comer a sopa...
A gente, não elimina a sopa!
E só come o chocolate, depois!!!

18/1/08 23:02  
Anonymous Anónimo said...

Um fiel retrato do que se está passando no momento. As escolas são mais o reflexo disto, do que da chamada "incompetência" dos professores e dos "desatinos" da Ministra.
Haverá professores incompetentes (tal como noutras profissões), a Ministra proporá desatinos mas, a DOENÇA MAIOR do (des)ensino vem de CASA.
E o futuro que se prevê ñ augura nada de melhorias!
E eu até sou professora, "do tempo" em que os meninos redebiam educação em casa

20/1/08 18:01  
Anonymous Anónimo said...

E mais direi que os Pais só acordarão da sua letargia, quando "levarem nas orelhas"!...( infelizmente é a isto que iremos assistir, se ainda por cá andarmos!

20/1/08 18:03  
Blogger O céu da Céu said...

Sei que sou uma "COTA" mas estou 90% de acordo com o texto.(e o que mais virá??!!...)

21/1/08 18:44  
Blogger lami said...

Concordo com o texto e com as vossas opiniões. Tem de haver regras e têm de ser cumpridas. Tem de haver castigos e prémios, tem de vingar a autoridade e a disciplina. É preciso que os pais não se demitam !!!

21/1/08 22:02  
Blogger silvana srs said...

Olá amigo !
..." Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitas transmitem e poucas possuem..." Karl Kraus
Concordas????? Mas as que a possuem, têm que continuar, não podem, nem devem nunca desistir..." ..."Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.."(autor desconhecido).Bjos
silvana ramos sapage

22/1/08 10:58  
Anonymous Anónimo said...

Eu li e gostei do que li, concordo plenamente, com o texto !!!
É pena esta falta de educação !
No meu tempo havia respeito pelos pais pelos avós, pelos vizinhos, hoje não à respeito qualquer criança diz uma asneira e não respeita quem está à sua volta !!!
E nem podemos dizer nada aos pais porque ainda vão em defesa dos filhos, e nós é que ficamos mal porque não compriendemos as criancinhas :)))

25/1/08 17:08  
Anonymous Anónimo said...

Infelismente,todos nós pais avós temos grande cotapar-te de responsabilidade nestas situaçoes tao fielmente retratadas, porque essas crinças vao ser os homens!os futuros homens portanto todos deviamos ser mais firmes com nossos filhos e netos fazendo que fossem mais responsabilizados pelos seus actos ensinando-os melhor. vitorio gil

7/3/08 10:19  

Enviar um comentário

<< Home

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >