03 abril 2007

A INSENSIBILIDADE DE QUEM SE JULGA DONO DA RES PÚBLICA


Na Rua do Porto Novo no Bairro do Liceu, existem de ambos os lados algumas palmeiras, faz muitos anos plantadas pelos moradores. Na 3ª palmeira a contar do cruzamento com a Avenida Manuel da Fonseca, um casal de rolas resolveu fazer o ninho e nele estava a criar a prole. Terá escolhido aquela palmeira em particular porque ela certamente lhe dava a segurança e a privacidade de que necessitava. Pois hoje, dois de Abril, chegou uma brigada camarária que começou a fazer o que deve ser feito, isto é, a cortar as folhas das palmeiras, tendo em vista o seu são crescimento. Mas foi avisada de que estava um ninho na 3ª palmeira, pelo que foi pedido que não lhe mexessem. Chamado o encarregado, o mesmo respondeu que se não cortassem as folhas por causa dos pássaros, então nunca mais fariam o trabalho! E ordenou aos seus trabalhadores que cortassem todas as folhas por baixo do ninho da rola, deixando-a absolutamente exposta (para além do perigo de rejeição, sempre possível numa situação destas, em que o trabalho é feito com uma moto-serra que produz um barulho enorme). Mais tarde esteve no local uma responsável do ICN e um Vigilante da Natureza que remediaram, dentro do possível, os danos causados por aquele insensível funcionário camarário, colocando por baixo do ninho ramos que substituiram os que nunca deveriam ter sido cortados. E foi-lhe explicado que não é na altura da nidificação que aquele trabalho deveria ser feito mas, a fazerem-no, teriam que respeitar as aves que lá estivessem. Foi-lhe também explicado que por acaso aquela não era uma rola comum, mas uma Rola Turca, que estava protegida pela Convenção de Berna, e que a Lei não permitia perturbar intencionalmente os respectivos espécimes durante o período de reprodução e dependência, pelo que a Câmara poderia ser condenada a pagar uma coima. Não sei se ele percebeu bem, ou se numa próxima vez vai fazer exactamente o mesmo! No ar ficou a ameaça de que, se não quizessem que ele cortasse as folhas das palmeiras (o que não era, obviamente, o que estava em causa!), então a Câmara não tocaria mais nas ditas, deixando-as ao abandono. O Senhor Presidente da Câmara que se cuide, pois este funcionário pensa que já é dono da RES PÚBLICA!

6 Comments:

Blogger Carolina said...

Infelizmente gente insensível, prepotente e ignorante não é uma "espécie em vias de extinção"!
São o exemplo dos tiranozinhos e valentões que abundam neste mundo e os primeiros também a refugiarem-se na toca da subserviência se o "chefinho" lhes aponta o dedo!
Ainda bem que nessa vossa rua há PESSOAS atentas e que não acham que é "perda de tempo" tentar remediar essas males feitos por imcompetência e falta de humanidade!
Se todos fôssemos assim,como as Pessoas da vossa rua, quem sabe se o Mundo não se iria "endireitando"??!!

4/4/07 10:24  
Blogger António Gil said...

Obrigado, Amiga, pela tua tão ajuizada apreciação. Felizmente as pessoas cada vez mais vão tomando consciência que não devemos contemplar apenas os nossos umbigos, mas que tudo que nos cerca faz parte das nossas existências e tem que ser acautelado. Para os que como nós conhecem o mundo há tantos anos, dá para avaliar os imensos e irrecuperáveis estragos que ao longo sobretudo deste último meio século foram feitos a este planeta azul. Ainda sou do tempo em que no Cais das Colunas se via o fundo ao Tejo! Meu Deus, como tudo mudou em apenas 50 anos! Que mundo é este que os nossos netos vão herdar?

4/4/07 11:41  
Blogger lami said...

Há tanto a fazer! Se conseguíssemos parar de estragar talvez tivéssemos tempo e dinheiro para remediar o que já está mal feito! Mas acho que ainda não há sensibilidade suficiente para as questões naturais, de ambiente, de urbanismo ...e falta muito civismo!

4/4/07 23:49  
Anonymous Anónimo said...

Têm tanto para fazer de bem feito, mas não fazem !
Tiranias destas são o que mais se vê neste País, é pena estas coisas aconteceram, esse funcionário pensa ???
Eu acho que não.
Porque se foi avisado, e não cumpriu devia pagar ele a dita coima !!!.

5/4/07 21:18  
Anonymous Anónimo said...

Isso foi muito feio o que fizeram, as vezes à cada uma, se ele sabia que estava ali o passarinho não sei porque o fez devia de ser castigado à muitos assim, uma FELIZ PÁSCOA, um beijo para a Bina.

5/4/07 23:15  
Blogger Jelicopedres said...

Fiquei atónita ao ler e ver a foto da tua postagem Gil!!
Mas,o facto,infelizmente não me surpreende!
Existe aqui,(assim como em outros locais) uma completa anarquia no que toca ao bom senso.
- O QUE SERÁ QUE EXISTE DENTRO DE CERTAS CABEÇAS?...

13/4/07 16:21  

Enviar um comentário

<< Home

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >