19 março 2007

Coisas com sabor a outras coisas



Encerrada a discussão sobre o aborto clandestino, é tempo de dirigir a atenção do País e do Mundo para outro flagelo: a impossibilidade de um cidadão conseguir encontrar coisas que saibam a essas mesmas coisas. Quase todas as coisas sabem a outras coisas, o que acaba por ser uma absoluta falta de respeito pela dignidade das coisas. Neste momento, por exemplo, é quase impossível comprar um pacote de batatas fritas que saibam a batatas fritas. Há batatas com sabor a queijo, a presunto, a cebola, a alho, a ervas aromáticas e a churrasco. É preciso procurar bastante para encontrar essa variedade que são batas com sabor a batata. Entre estes sabores, haverá uns mais bizarros do que outros, mas nenhum é mais estranho do que o sabor a churrasco. Não nos é dito a que tipo de churrasco sabem as batatas. Se é a churrasco de peixe, churrasco de carne de vaca, churrasco de carne de porco ou churrasco de frango. Diz apenas churrasco. O que é uma maneira sofisticada de dizer que as batatas sabem, na verdade, a fumo.
Não vale a pena chorar pelas batatas porque não são as vítimas isoladas da praga. Há café com sabor a anis, a baunilha ou a canela, e água com sabor a limão, a morango, a pêssego, a framboesa ou a Jinseng. O caso da água é particularmente escandaloso, na medida em que se trata de um líquido incolor, inodoro e insípido. Se tiver cor, cheiro ou sabor, deixa de ser água. Aquilo que nos vendem é, portanto, uma fraude engarrafada. «Água com sabor» é uma contradição intrínseca aos termos em que é expressa. Não é modernidade; é parvoíce. Até porque a água com sabor já foi inventada há alguns anos, no Oriente. Parece que se chama «chá».
O flagelo ameaça alastrar a todo o lado. Tenho diante de mim duas embalagens de iogurte: uma com sabor a frutos tropicais e jindungo, outra com sabor a morango, chocolate e chili. E jindungo e chili continuam a ser, como o rótulo dos iogurtes confirma, dois tipos de malagueta. Isto, meus amigos, não é sofisticação gastronómica: é mixórdia. Não é gosto refinado: é javardice. Sabem em que outro sítio é que se encontram morangos com malaguetas, água choca e batatas com sabor a fumo? No balde dos porcos. Foi nisso que se transformou a nossa alimentação. Em lavagem. E alguém tem de fazer alguma coisa, antes que apareça o esparguete com sabor a leite condensado. Está para breve. Sente-se.

(in Boca do Inferno por Ricardo Araújo Pereira, publicado na Visão de 15/02/2007)

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom Dia Amigo
ou melhor Sr Gil
ahahahahahahahaha.Gostei, adorei,que linda maneira de nós chamares nomes......
Beijos, abraçinhos
e oitá silvana ramos sapage

19/3/07 09:34  
Anonymous Anónimo said...

Mas tudo isto é uma verdade !
Nós já nem sabemos o que se come com o verdadeiro gosto como se comia antigamente, estas mesturas sem dúvida que é uma tremenda mixórdia, concordo amigo Gil, um abraço.

19/3/07 16:20  
Blogger Carolina said...

E assim se vai comendo Gato(a) por Lebre...e nem só gastronomicamente falando.
E também há (diz-se) Lobo (a) em pele de Cordeiro (ovelha).

Não há dúvida Amigo Ricardo (Gato Fedorento), isto tresanda!...Direi mais, empesta!

Copinho de leite e torradinha ainda é o que está a dar, mas será o leite da dita cuja vaca?? Ou de CÔCO? Ou de...ou de...ou de... Sabe-se lá!!!
;(

19/3/07 18:26  
Blogger lami said...

São os manjares dos tempos!
Eles são transgénicos, desidratados,congelados,liofilizados,condensados, vaporizados e eu sei lá que mais!!!!
Onde está o pão com sabor a pão? A maçã perfumada? O leite puro? Ainda resta algum ?

19/3/07 22:46  
Blogger Jelicopedres said...

Eu gosto das coisas a saber àquilo que são na realidade.
Não gosto de tuti-fruti,porque mistura sabores. Uma coisa de cada vez...
Não vamos exagerar,ainda temos muitas delícias!!!
Quanto aos "sinais dos tempos",
deixo para outros provarem.
Um exemplo:só compro yogurtes naturais , em casa eu é que misturo frutos secos à minha vontade e a fruta fresca, se forem cerejas, então...é um manjar dos Deuses!...

19/3/07 23:05  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei sem apetite!
Ainda bem, pois vou estar uns dias a dieta...
Um abraço céu

20/3/07 23:05  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei sem apetite!
Ainda bem, pois vou estar uns dias a dieta...
Um abraço céu

20/3/07 23:05  
Anonymous Anónimo said...

Tenho cá certo tesão por Saramago, o autor, que pariu Todos os Nomes. a nos mostrar os eventuais e fugidios sentidos das acepções e, por conseqüência, a nos cegar e suscitar elocubrantes ensaios sobre a cegueira. Se aí, na terra-mãe da Língua, já sofrerdes de tais males, imaginas cá, ó pá, quantas iniqüidades sofremos.
Adorei seu Blog.
Abraços

25/4/07 20:54  

Enviar um comentário

<< Home

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >