22 maio 2009

Voltando a Paris em Março

A Samaritaine
Ponte de Passy
Sacré Coeur
Metro de Abbesses
Museu do Património e da Arquitectura

La Samaritaine - A direção da loja histórica La Samaritaine, localizada à beira do rio Sena, em Paris, fechará as portas por seis anos, para obras que visam a aumentar a segurança. O presidente da loja, Philippe de Beauvoir, explicou que "o fecho completo enquanto durarem as obras é a melhor solução do ponto de vista da segurança e técnico". Os sindicatos, que criticam o fecho prolongado, disseram que vão iniciar negociações para proteger o emprego dos cerca de 1.450 funcionários. Os trabalhadores suspeitam que a direção pretenda transformar o prédio, em estilo art déco e que data de 1905, numa galeria de lojas de luxo, ou tenha em mente outro projeto imobiliário. La Samaritaine pertence à líder mundial do comércio de luxo, LVMH, e fechou as portas provisoriamente no dia 15 de junho de 2008.

A ponte de Passy - A ponte de Bir-Hakeim, antes chamada ponte de Passy, é uma ponte pensil sobre o río Sena situado entre o XV Distrito e o el XVI Distrito da cidade. Foi declarada monumento histórico em 10 de Julho de 1986. A primeira versão da ponte, uma passadeira metálica de uso pedonal chamada passarela de Passy, foi construida para a Exposição Universal de 1878. Em 1905 foi reconstruida já como ponte. é composta por 2 pisos : um para os peões e o tráfego rodoviário e outro situado por cima, por onde circula a linha 6 do Metro. Escadas situadas a metade da ponte permitem aceder à Ilha dos Cisnes (uma pequena ilha artificial situada no Sena).

O Sacré Coeur - A Basílica do Sagrado Coração é um templo da Igreja Católica Romana e um ponto turístico bastante popular em Paris, França. A basílica está localizada no topo da montanha de Montmartre, o ponto mais alto da cidade. A idéia de construir um templo dedicado ao Sagrado Coração surgiu depois da guerra Franco-Prussiana (1870), como pagamento da promessa feita por Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury de erguer uma igreja caso a França sobrevivesse às investidas do exército alemão. O arquiteto Paul Abadie projetou a basílica depois de vencer um concurso com mais de 77 arquitetos, mas ele morreu em 1884 logo após o início da obra e outros continuaram o seu trabalho. O estilo é marcado por influências românicas e bizantinas. Muitos elementos da basílica são baseados em temas nacionais: o pórtico, com três arcos, é adornado por duas estátuas de Santa Joana D'Arc e do Rei São Luís IX; e o sino de dezenove toneladas (um dos mais pesados do mundo), refere-se à anexação de Savoy em 1860.
A construção começou em 1875 e foi concluída em 1914, embora a consagração da basílica tenha ocorrido apenas após o final da Primeira Guerra Mundial. O Sacré-Cœur está construído em pedra de travertino obtida no Château-Landon (Seine-et-Marne), França. Esta pedra constantemente dispersa cálcio, o que garante a cor branca da basílica mesmo com as chuvas e a poluição. O mosaico no apse, chamado Cristo em Majestade, é um dos maiores do mundo. A basílica possui um jardim para meditação, com uma fonte. O topo é aberto aos turistas e reserva uma vista espetacular da cidade de Paris.

Metro de Abesses - Esta estação de Metro é a que serve o Sacré-Coeur, embora a Abadia ainda se encontre um pouco longe dela. É a estação de Metro mais profunda de Paris: 36 metros abaixo do nível do solo. Duas escadarias redondas e dois elevadores ligam o cais à saída. Foi inaugurada em 31 de Outubro de 1912.

Museu do Património e Arquitectura - A Cidade da Arquitectura e do Património (Cité de l'architecture et du patrimoine), que inclui: o Museu dos Monumentos Franceses (Musée des monuments français), a Escola de Chaillot (École de Chaillot) e o Instituto Francês de Arquitectura (Institut français d'architecture - IFA).

2 Comments:

Blogger Jelicopedres said...

Ainda e sempre, Paris.
Um dia, volto lá...

25/5/09 00:01  
Anonymous Anónimo said...

Mais umas belas fotos, Paris é lindo...nos meus sonhos.

25/5/09 21:09  

Enviar um comentário

<< Home

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >