15 março 2009

Resumos de Grandes Obras

Leon Tolstoi :
“Guerra e Paz “
Um rapaz não quer ir à guerra por estar apaixonado e por isso Napoleão invade Moscovo. A rapariga casa-se com outro.

Marcel Proust
“A lá recherche du temps perdu”
(Em busca do tempo perdido )
Um rapaz asmático sofre de insónias porque a mãe não lhe dá um beijinho de boa-noite. No dia seguinte tem um ataque de asma porque a namorada (ou namorado?) se recusa a dar-lhe uns beijinhos. Tudo termina num baile, onde estão todos muito velhinhos - e prontos.

­­­­­­­­­­­­Gustave Flaubert
“Madame Bovary “
Uma dona de casa engana o marido e faz amor com o padeiro, com o leiteiro, com o carteiro, com o homem do bar, com o dono da mercearía e com um vizinho cheio de dinheiro. Depois entra em depressão, envenena-se e morre.

Luis de Camões
“Os Lusíadas”
Um poeta com insónia crónica decide chatear o Rei e contar-lhe uma longa história de marinheiros que, depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma deusa super-gente fina) , ganham a reforma numa ilha cheia de mulheres lindas e super-gostosas!

William ShaKespeare
“Romeo and Juliet”
Dois adolescentes maluquinhos apaixonam-se, mas as familias proibem o namoro. As duas famílias entram em choque, uma guerra tremenda, muita gente ferida... Então um padre tem uma idéia idiota e os dois adolescentes morrem, depois de terem bebido veneno pensando que era um suporífero.

William Shakespeare
“ Hamlet “
Um príncipe com insónias passeia pelas muralhas do castelo, quando o fantasma do pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com a mãe, cujo homem de confiança é o pai da namorada, que entretanto se suicida ao saber que o príncipe lhe matou o pai para se vingar do tio que tinha morto o pai do seu namorado e dormia com a mãe. O príncipe mata o tio que dorme com a mãe, depois de falar com uma caveira, e morre assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que era doida e se tinha suicidado.

Sófocles
“Èdipo e o Rei”

Um rei palerma e muito mulherengo tem um amigo muito sacana, que só pensa em faze-lo de parvo. O tal amigo, por não ganhar um cargo no governo, resolve vingar-se do rei, convencendo-o de que a rainha tem um amante. O palerma acredita e mata a rainha. Depois descobre que afinal era tudo mentira, e sentiu-se muito burro por ter acreditado no tal amigo. Prende o desgraçado e fica o resto da vida a chorar sozinho.
(este post é dedicado à minha amiga Carolina, que preconiza um grande poder de sínteze)

3 Comments:

Blogger Carolina said...

Se esta Carolina sou eu, e deduzo que sim, digo-te que bem te entendo!...
Estás a pensar em "grandes ou pequenos contos" não é???
Que culpa tenho eu de dizer em "três palavras" o que vocês diriam em "trinta e tal"???
Estes textos que mandaste são um perigo;se a "malta" da escola os apanham fica com a vida muito facilitada, no que respeito ao resumo de obras que supostamente deveriam ser lidas (por eles, alunos).
Olha Gil, fartei-me de rir con a tua "dedicatória" à minha pessoa. Foi mesmo o que se chama "tiro em cheio".
Só tu, com as tuas ideias!
;))))

15/3/09 19:05  
Anonymous Anónimo said...

Grandes obras para a Carolina,é só começar um abraço.

19/3/09 13:49  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que quando li isto já podia rir! Está demais! Sobretudo adorei o Camões.
Força, Gil, dedique-se a fazer resumos das obras de leitura para as Escolas! Pelo menos a Ministra vai adorar!!!!!!!!
Lena Tereno

21/4/09 19:36  

Enviar um comentário

<< Home

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >