30 janeiro 2010

Estamos cozidos? (JAN2010)


Nas últimas décadas temos vindo a assistir a uma lenta mudança dos valores, costumes e hábitos na nossa sociedade, às quais nos vamos habituando sem reclamar. Coisas que nos fariam arrepiar há vinte ou trinta anos, hoje tomamo-las como uma coisa natural, consequência da mudança dos tempos e mentalidades.
E, se de início alguns falam, contestam, estranham, outros há que simplesmente se acomodam e ficam indiferentes. Como quem diz “Tudo bem, enquanto não me tocar a mim”.
Até mesmo as parangonas dos jornais e os noticiários da TV, em vez de despertarem consciências, saturam as pessoas que preferem enfiar a cabeça na areia.
Hoje li quatro títulos que são um reflexo, uma pequena amostra, do que se passa hoje na nossa sociedade: “Lei safa condutor que matou e fugiu”; “Abusa de alunos e continua solto”; “Desemprego em níveis históricos”; “Gang de romenos aterroriza ourives”.
Olivier Clerc, um escritor suíço é autor de uma parábola muito interessante que caracteriza bem este estado de coisas e como o ser humano tem a capacidade de se acostumar a tudo, a ponto de, ao fim de um tempo, considerar tudo normal.
“Uma rã nada tranquilamente numa panela com água fria. Então alguém acende um pequeno fogo debaixo da panela e a água vai aquecendo muito lentamente. Aos poucos a água vai ficando morna mas a rã não acha que esteja em perigo, até se sente mais confortável, e continua a nadar.
Quando a água atinge uma temperatura razoável, ela já se sente um pouco cansada, mas continua sem medo.
Até que a água atinge uma temperatura alta e a rã entra em pânico, mas já está muito debilitada e acaba por morrer”.
Se a mesma rã tivesse sido lançada à água quando esta estava já numa temperatura insuportável, ela teria saltado imediatamente para fora da panela. Mas como o aquecimento foi gradual ela foi-se acomodando e acabou por morrer.
A pergunta que se coloca é se a sociedade portuguesa não estará já meio cozida, ao ponto de já não ter capacidade de saltar para fora da panela.
Maria de Portugal

22 janeiro 2010

Santiago do Cacém - Cláudia Rute

Passeando pela cidade de Santiago do Cacém no dia 10 de Janeiro de 2010...
(clique na imagem sff)

20 janeiro 2010

Britain's Got Talent - Hollie Steel

Destaque da terceira seleccionada no programa Britain's Got Talent: a pequena Hollie Steel, com 10 anos, superou até uma pneumonia para se apresentar no programa. E valeu a pena, porque ela também canta maravilhosamente. Quando o Simon Cowell ia carregar no botão de reprovação pelo bailado, a pequena Hollie começou a cantar e vejam o que acontece... Ao que tudo indica, o final deste programa será algo inédito na TV mundial. Quem é melhor: Susan Boyle, Shaheen Jafargholi ou a novidade Hollie Steel?
(clique na imagem sff)

Britain's Got Talent - Shaheen Jafargholi

Participação do jovem de 12 anos Shaheen Jafargholi no programa Britain's Got Talent. Será que ele consegue concorrer contra Susan Boyle? Apesar da falsa partida, ele "arrasou" o júri e a audiência.
(clique na imagem sff)

17 janeiro 2010

Ethiopia-Music

Música Tradicional da Etiópia. Talvez nunca a tenham escutado, mas quer a cadência (embora repetitiva), quer a dança, são bastante bonitas! A Etiópia é um dos países mais antigos do mundo. Oficialmente é a 2ª nação mais populosa de África e a 10ª maior em área. O país faz fronteira com o Sudão a oeste, Djibouti e Eritreia a norte, Somália a leste, e o Quénia a sul. A capital é Addis Abeba. Considerando que a maioria dos Estados africanos têm muito menos de um século de idade, a Etiópia foi um país independente continuamente desde tempos passados. Um Estado monárquico ocupou a maioria da sua história. A Dinastia Etíope tem raízes no século X a.C.. Quando o continente africano foi dividido entre as potências europeias na Conferência de Berlim, a Etiópia foi um dos 2 únicos países que mantiveram a independência. A nação foi uma dos apenas 3 membros africanos da Liga das Nações, e após um breve período de ocupação italiana, o país tornou-se membro das Nações Unidas. Quando as outras nações africanas receberam a independência após a Segunda Guerra Mundial, muitas deles adoptaram as cores da bandeira da Etiópia, e Addis Abeba tornou-se a sede de várias organizações internacionais em África. Em 1974 a dinastia liderada por Hailé Selassié foi deposta. Desde então, a Etiópia é um Estado secular, com algumas variações nos sistemas governamentais. Hoje Addis Abeba ainda é a sede da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África. Além de ser um país antigo, a Etiópia é um dos sítios de existência humana mais antigos conhecidos dos cientistas de hoje que estudam os traços mais antigos da humanidade, podendo ser o lugar de origem do homo sapiens. A Etiópia tem o maior número de Patrimónios Mundiais da UNESCO em África. O país também tem laços históricos próximos com as três maiores religiões abraâmicas do mundo. A Etiópia foi um dos primeiros países cristãos no mundo, tendo oficialmente adoptado o Cristianismo como religião do Estado no século IV. O país ainda tem uma maioria cristã, sendo um terço da população muçulmana. Até aos anos 80 residiu na Etiópia uma população bastante grande de judeus etíopes. O país tem ao todo cerca de 80 grupos étnicos diferentes, o maior o Oromo, seguido pelos Amhara (ambos falam línguas afro-asiáticas). Também é famoso pelas suas igrejas talhadas em pedras e como o lugar onde o grão de café teve origem. No período após a queda da monarquia a Etiópia transformou-se num dos países mais pobres do mundo. Sofreu uma série de períodos trágicos de fome na década de 80, do que resultaram milhões de mortos. Lentamente o país começou a recuperar e hoje a economia etíope é uma das que mais crescem em África. Infelizmente, como em muitos outros países, este crescimento está a ter impactos negativos no meio ambiente.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
(clique na imagem sff)

11 janeiro 2010

Um tinto para aquecer...

Psst Tó Maxoste - "Tas cos copos"
(Clique na imagem sff.)

06 janeiro 2010

O Pombo Impossível

Uma animação interessantíssima! Clique na imagem sff.

Dança do Fogo - Mónica e Pedro Frias Band

Foi na FATCIL em 2009. Clique na imagem sff.

02 janeiro 2010

Celtic Dances in the Moonlight Live

Danças celtas à luz da Lua.
(clique na imagem sff)

"EVA PASSEIA POR LYON" - PEDRO FRIAS BAND

A banda de Pedro Frias tocou ao vivo na Fatacil 2009. Esta é a bonita canção “Eva passeia por Lyon”, com Luis Nunes, Helder Encarnação, Sergio Quaresma, Beto Kalulu, Marcus Vitta, Adelino Aderneira, Ilze Van Zanten, Edu, Franzesca Zabel & Mandy. Este concerto de Pedro Frias Band em Lagoa, Algarve, teve as várias influências que são já habituais: Flamenco, Celta, Português entre outras!
(clique na imagem sff)

Miniatur Wunderland

Simplesmente espantoso. Esta pequena maravilha começou com dois irmãos que gastaram cerca de 12 milhões de dólares para a construir. Criatividade, competência e muita paciência. É também o maior caminho-de-ferro miniatura do mundo.
(clique na imegem sff)
> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >