17 janeiro 2010

Ethiopia-Music

Música Tradicional da Etiópia. Talvez nunca a tenham escutado, mas quer a cadência (embora repetitiva), quer a dança, são bastante bonitas! A Etiópia é um dos países mais antigos do mundo. Oficialmente é a 2ª nação mais populosa de África e a 10ª maior em área. O país faz fronteira com o Sudão a oeste, Djibouti e Eritreia a norte, Somália a leste, e o Quénia a sul. A capital é Addis Abeba. Considerando que a maioria dos Estados africanos têm muito menos de um século de idade, a Etiópia foi um país independente continuamente desde tempos passados. Um Estado monárquico ocupou a maioria da sua história. A Dinastia Etíope tem raízes no século X a.C.. Quando o continente africano foi dividido entre as potências europeias na Conferência de Berlim, a Etiópia foi um dos 2 únicos países que mantiveram a independência. A nação foi uma dos apenas 3 membros africanos da Liga das Nações, e após um breve período de ocupação italiana, o país tornou-se membro das Nações Unidas. Quando as outras nações africanas receberam a independência após a Segunda Guerra Mundial, muitas deles adoptaram as cores da bandeira da Etiópia, e Addis Abeba tornou-se a sede de várias organizações internacionais em África. Em 1974 a dinastia liderada por Hailé Selassié foi deposta. Desde então, a Etiópia é um Estado secular, com algumas variações nos sistemas governamentais. Hoje Addis Abeba ainda é a sede da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África. Além de ser um país antigo, a Etiópia é um dos sítios de existência humana mais antigos conhecidos dos cientistas de hoje que estudam os traços mais antigos da humanidade, podendo ser o lugar de origem do homo sapiens. A Etiópia tem o maior número de Patrimónios Mundiais da UNESCO em África. O país também tem laços históricos próximos com as três maiores religiões abraâmicas do mundo. A Etiópia foi um dos primeiros países cristãos no mundo, tendo oficialmente adoptado o Cristianismo como religião do Estado no século IV. O país ainda tem uma maioria cristã, sendo um terço da população muçulmana. Até aos anos 80 residiu na Etiópia uma população bastante grande de judeus etíopes. O país tem ao todo cerca de 80 grupos étnicos diferentes, o maior o Oromo, seguido pelos Amhara (ambos falam línguas afro-asiáticas). Também é famoso pelas suas igrejas talhadas em pedras e como o lugar onde o grão de café teve origem. No período após a queda da monarquia a Etiópia transformou-se num dos países mais pobres do mundo. Sofreu uma série de períodos trágicos de fome na década de 80, do que resultaram milhões de mortos. Lentamente o país começou a recuperar e hoje a economia etíope é uma das que mais crescem em África. Infelizmente, como em muitos outros países, este crescimento está a ter impactos negativos no meio ambiente.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
(clique na imagem sff)

3 Comments:

Blogger Jelicopedres said...

Muito original esta música da Etiópia.
A forma como dançam, movimentando os corpos a partir dos ombros, faz um efeito muito interessante, juntamente com jestos e as vozes.
A própria língua, de que não entendo uma palavra,(mem preciso)
lembra ecos que se propagam ao longe...
Lindíssimo!
O brigada Gil, ADOREI*_*)

18/1/10 12:16  
Blogger Carolina said...

Também eu gosto de conhecer estes longínquos ritmos!

18/1/10 18:50  
Blogger O céu da Céu said...

É sempre bom aprender.
Gostei muito.
Um abraço

20/1/10 01:02  

Enviar um comentário

<< Home

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >