18 junho 2010

JOSÉ SARAMAGO - O Nobel Português da Literatura

O Prémio Nobel da Literatura, o escritor José Saramago morreu esta sexta-feira, aos 87 anos em Lanzarote, onde residia há vários anos. O escritor sofria de leucemia e há várias semanas que não saía de casa.
"Hoje, sexta-feira, 18 de Junho, José Saramago faleceu às 12h30 na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", lê-se num comunicado da Fundação Saramago.
José Saramago foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998. Deixa uma vasta obra onde se incluem géneros distintos. Publicou o seu primeiro livro em 1944 e esteve quase duas décadas sem voltar a publicar. Em 1966 reaparece no panorama literário com um conjunto de poemas. Conquistou leitores, prémios e distinções em todo o mundo. Uma das suas obras, 'Ensaio sobre a Cegueira foi adaptada ao grande ecrã pela mão do realizador brasileiro Fernando Meireles. Em Portugal, os seus textos constam nos programas oficiais de Língua Portuguesa nos liceus. Criou a Fundação José Saramago, que ocupa a Casa dos Bicos por cedência da Câmara Municipal de Lisboa. O seu último livro, 'Caim', publicado em 2009 suscitou uma forte polémica, com figuras ligadas à Igreja Católica indignadas com a forma como Deus era apresentado nesta visão da Bíblia. (in "Em destaque - Correio da Manhã")
(clique na fotografia sff para ver a 29 de Agosto de 2009 — Homenagem do Partido Comunista Português a José Saramago por ocasião do 10.º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Literatura. Com a presença de José Casanova, Louzã Henriques, Fernanda Lapa, José Santa-Bárbara, Baptista-Bastos, Joaquim Benite, José Sucena, Maria do Céu Guerra, Carmen Santos, Carlos do Carmo e Jerónimo de Sousa.)

12 junho 2010

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

As nossas vidas, as nossas culturas, são compostas por muitas histórias sobrepostas. A romancista Chimamanda Adichie conta a história de como descobriu a sua voz cultural - e adverte que se ouvirmos apenas uma história sobre outra pessoa ou país, arriscamos um desentendimento crítico.
(clique na imagem sff)

09 junho 2010

Quando a violência entra na sala de aula

Esta reportagem perturbadora passou na SIC. Foi feita na Romeu Correia, uma escola de Almada. Envio-a a professores, alunos, familiares, pais, filhos... para que todos tomem consciência da verdadeira realidade de muitas escolas e contextos. E acreditem que não é um exagero. Há que pensar seriamente na realidade e perceber que está nas mãos de todos e cada um contribuir para uma mudança urgente do rumo da nossa sociedade.
(clique na imagem sff)

08 junho 2010

Santos e Pecadores - Tela (Contraluz)

Videoclip do tema do filme CONTRALUZ de Fernando Fragata, inteiramente filmado nos Estados Unidos, que conta no elenco com actores americanos e portugueses, entre eles, Joaquim de Almeida e Evelina Pereira. Uma história ao estilo de Twilight Zone (A Quinta Dimensão) com um forte conteúdo Humanitário.
(clique na imagem sff)

02 junho 2010

Angolana arrebentando no violão...

Enviado pela Arlete com o seguinte comentário: "Foi-me enviado por um primo que, embora angolano, viveu até à independência, em Moçambique. Parece-me claramente, pelo som que ouvimos, que é um género musical muito mais próximo de Moçambique e da África do Sul, do que angolano. Não acredito pois, que seja uma angolana a tocar, mas que é muito interessante, é mesmo... "
(clique na imagem sff)
> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >