20 dezembro 2008

Para entender a crise financeira - The Last Laugh - Subprime

George Parr dizendo e explicando meio a brincar coisas muito sérias, que conduziram ao débil estado actual da economia em todo o mundo,

Playing For Change: Song Around the World "Stand By Me"

Pela mudança: Cantiga à volta do mundo "Stand By Me".

11 dezembro 2008

MANOEL DE OLIVEIRA - 100 Anos (1)

Intervista a Manuel De Oliveira - sul - documentario

A Divina Comédia - 1991 - MANOEL DE OLIVEIRA

Numa casa de Alienados, entrecruzam-se pessoas perseguidas por ideias obsessivas como pessoas alucinadas, porém lúcidas. Cada qual age à sua maneira, tomando-se uns, por figuras bíblicas, tais como: o Fariseu, Adão, Eva, Jesus, Lázaro, Marta e Maria; outros julgam-se personagens de romance, como Raskolnikov e Sónia, do Crime e Castigo, ou Ivan e Aliocha dos Irmãos Karamazov; um outro, ainda, que se crê personificar o Profeta da Salvação do Mundo, interpretado pelo próprio Manoel de Oliveira.

A Caixa - 1994 - Manoel de Oliveira


Todo o filme se passa num típico bairro de Lisboa. Nesse Bairro vive um Cego, o qual sobrevive das esmolas recolhidas diariamente pelas ruas da cidade. Para além das esmolas serem a sua única fonte de alimento, ainda tem que as redistribuir por uma filha e por um genro. A filha para além de se ocupar das tarefas domésticas ainda engoma roupa para fora, enquanto o marido é um marginal desempregado, tal como os seus amigos, vive à custa da caixa do Cego. Até que um dia a caixa é roubada, tal como já tinha acontecido há uns tempos atrás. Motivo suficiente para que haja um grande conflito que acaba em tragédia. O filme mostra a forma como certas pessoas ganham o pão de cada dia, fazendo das esmolas a única fonte de sobrevivência da família. Por um lado é o dramatismo destes corpos que se arrastam entre a enorme massa de gente anónima a pedir, e por outro lado, é o descortinar de uma realidade social nem sempre vista.

A Carta - 1999 - MANOEL DE OLIVEIRA


Mademoiselle de Chartres teve um primeiro desgosto de amor: foi abandonada por um jovem que desejava manter com ela uma relação bastante livre. Uma noite, uma amiga de sua mãe, a Mme. Silva, esposa do Director da Fundação Gulbenkian, apresenta-a a um médico de grande reputação, Jacques de Clèves. Este apaixonara-se pela jovem ao vê-la escolher um colar acompanhada pela mãe, numa famosa ourivesaria da Praça Vandôme. A jovem aceita casar com ele, sem no entanto sentir qualquer paixão. Esta paixão vai ter como alvo um jovem cantor da moda, Pedro Abrunhosa. Apercebendo-se que este amor está a desabrochar, Mme de Chartres, pouco tempo antes de morrer, avisa a filha e aconselha-a a ser prudente. A jovem, deseja ser fiel e digna da confiança que o seu marido tem nela. Agora sem o apoio da mãe, vai regularmente visitar uma amiga da escola que vive num convento em Paris. Cada vez mais pressionada pelos seus sentimentos por Pedro Abrunhosa, que tenta fazê-la viver esta paixão, Mme. de Clèves decide confiar o segredo do seu amor ao seu marido para que este a ajude no dilema. Mas o marido, que confirma assim aquilo de que desconfiava, fica desesperado e morre pouco tempo depois. Viúva, Mme. de Clèves não casará com o cantor: perdeu uma vez no jogo do amor e tem medo de perder novamente junto de um homem tão cortejado pelas mulheres. Sem dizer nada a ninguém, Mme. de Clèves desaparece. A sua amiga religiosa recebe um dia uma carta de África: a Mme. de Clèves partiu com um grupo de missionários, foi socorrer as populações martirizadas pela guerra civil, a doença e a fome.

Belle Toujours - 2006 - MANOEL DE OLIVEIRA


Manoel de Oliveira retoma a história e as personagens do filme "Belle de Jour", numa homenagem a Luis Buñuel e a Jean-Claude Carrière. Duas personagens do filme de Buñuel (Bulle Ogier e Michel Piccoli) reencontram-se, 38 anos volvidos. Ela tenta evitá-lo. Ele insiste e tenta convencê-la, prometendo-lhe que lhe revelará o segredo que só ele conhece e que é essencial para ela. Durante o jantar, num hotel chique, ela, hoje viúva, tenta a todo o custo que ele lhe revele o que disse ao seu marido, paralisado pela bala disparada por um dos seus amantes.

Um Filme Falado - 2003 - MANOEL DE OLIVEIRA


Rosa Maria é uma jovem professora de História, que parte com a sua filha Maria Joana num cruzeiro que atravessa o Mediterrâneo e se dirige a Bombaim, na Índia, onde se reunirão com o seu marido. Através das diversas cidades onde o cruzeiro pára, Rosa Maria vai pela primeira vez conhecer lugares de que falava nas suas aulas, mas que nunca antes visitara. É também uma viagem pela civilização mediterrânica e tudo o que marcou a cultura ocidental. Nesse cruzeiro, Rosa Maria vai também conhecer três mulheres: uma francesa, empresária de renome; uma italiana, antiga modelo famosa; e uma grega, actriz e professora. E também, sobretudo, o comandante do navio, um americano de origem polaca. Mas a caminho de um porto no Golfo Pérsico, uma estranha ameaça perturba o cruzeiro e ameaça o navio e a vida dos passageiros...

Non ou a Vã Gloria de Mandar - 1990 - MANOEL DE OLIVEIRA


Baseado na história de Portugal, Non ou a Vã Glória de Mandar, recorda as batalhas travadas pelos portugueses desde o tempo de D. Afonso Henriques até à guerra colonial. Há quem considere o filme demasiadamente filosófico, por causa das lições do Alferes Cabrita e as perguntas e comentários dos furrieis, dos cabos e dos soldados. Há quem interprete as mesmas palavras como sendo história de Portugal, o facto é que Oliveira desfaz estes mitos no final. O filme é mais uma reflexão sobre a História de Portugal, do que propriamente história. É uma forma particular de ver alguns acontecimentos que mais marcaram Potugal, ligando a Batalha de Alcácer Quibir ao 25 de Abril. Na primeira morremos e na segunda morreu o Alferes Cabrita. Non, ou a Vã Glória de Mandar recorre a magestosos cenários de batalha, com a reconstituição da batalha de Alcácer Quibir. Para além do enorme número de guerreiros a cavalo em cena há uma grande diversidade de adereços da época que cada soldado exibe. Uma outra cena idêntica mas como é óbvio com uma outra dimensão é a guerra colonial em África.
«VÃ é a glória de mandar. É a glória de mandar - essa de que paradoxalmente D. Sebastião se despede em Alcácer Quibir - é a glória que o narrador se propõe e cuja vanidade a cada momento Oliveira sublinha, destroçando a narrativa, através da singularissima "decoupage" de um dos seus filmes mais fragmentados. Só que o narrador é ele também uma personagem fragmentada e os seus três grandes fragmentos (como Viriato, como Ninguém e como Alferes Cabrita) viveram dessa glória e para essa glória até descobrirem, nas chamas, nos destroços e no sangue, como essa glória era igualmente vã».*
* João Bénard da Costa - Ficha da Cinemateca Portuguesa, 8 de Março de 1991.

O NPrincípio da Incerteza - 2002 - MANOEL DE OLIVEIRA


Embora de classes sociais diferentes, António e José são grandes amigos desde a infância. Enquanto adultos, os seus destinos cruzam-se assim como as paixões. António casa-se com Camila, paixão de longa data de José, e tem Vanessa como sua amante, por sua vez sócia do amigo em negócios pouco recomendáveis.

O Quinto Império - 2004 - MANOEL DE OLIVEIRA


Este filme a que dou o título de O QUINTO IMPÉRIO - ONTEM COMO HOJE, baseia-se na peça teatral EL-REI SEBASTIÃO, de José Régio. José Régio (1900 a 1968) foi crítico, poeta, dramaturgo, romancista e ensaísta, figura cimeira do seu tempo e de hoje, que segundo uma sua própria declaração, pretendeu analisar o Rei, o Homem e a mítica personagem. O rei Sebastião, depois da estrondosa derrota na batalha de Alcácer-Kibir (1578), mais conhecida pela Batalha dos Três Reis, e por jamais ter sido identificado o seu corpo após a batalha, se tornou no mito do encoberto ele que fora antes o desejado e o destinatário ao mito. Mito, aliás cantado e exaltado nos sermões do Padre António Vieira (Século XVII), pelo filósofo Sampaio Bruno (século XIX) e no século XX pelo poeta Fernando Pessoa e pelo filósofo José Marinho, entre outros escritores e psicólogos portugueses, como ainda por estudiosos estrangeiros. Curiosamente, este mito também faz parte da mitologia muçulmana com a mesma nomenclatura do encoberto e, tal como o rei Sebastião, é suposto vir a acontecer o mesmo com o Iman muçulmano (o da décima segunda geração) cuja crença comum é a de que virá num cavalo branco, em uma manhã de nevoeiro para derrubar definitivamente o mal do mundo e estabelecer a concórdia entre os povos.

Palavra e Utopia - 2000 - MANOEL DE OLIVEIRA

Em 1663, o Padre António Vieira é chamado a Coimbra para comparecer diante do Tribunal do Santo Ofício, a terrível Inquisição. As intrigas da corte e uma desgraça passageira enfraqueceram a sua posição de célebre pregador jesuíta e amigo íntimo do falecido rei D. João IV. Perante os juizes, o Padre António Vieira revê o seu passado: a juventude no Brasil e os anos de noviciado na Bahia, a sua ligação à causa dos índios e os seus primeiros sucessos no púlpito. Impedido de falar pela Inquisição, o pregador refugia-se em Roma, onde a sua reputação e êxito são tão grandes que o Papa concorda em não o retirar da sua jurisdição. A rainha Cristina da Suécia, que vive em Roma desde a abdicação do trono, prende-o na corte e insiste em torná-lo seu confessor. Mas as saudades do seu país são mais fortes e Vieira regressa a Portugal. Só que a frieza do acolhimento do novo rei, D. Pedro, fazem-no partir de novo para o Brasil onde passa os últimos anos da sua vida.

Vale Abraão - 1993 - MANOEL DE OLIVEIRA

Vale Abraão é a história de Ema, uma mulher de uma beleza ameaçadora. Para Carlos, o marido com quem casou sem amor, "um rosto como o seu pode justificar a vida de um homem".O seu gosto pelo luxo, as ilusões que tem na vida, o desejo que inspira aos homens, fazem-lhe valer o epíteto de "A Bovarinha".Conhecerá três amantes, mas esses amores sucessivos não conseguem suster um sentimento crescente de desilusão que a leva a definir-se como nada mais que "um estado de alma em balouço".Ema morrerá - "acidentalmente? Quem sabe?" - num dia de sol radioso, depois de se ter vestido como se fosse para ir a um baile.

Espelho Mágico - 2005 - MANOEL DE OLIVEIRA

Luciano, saído da prisão, foi levado pelo seu irmão, Flórido, a casa de Alfreda, uma senhora rica, para a servir. Admirou-se quando Alfreda lhe disse que o seu maior desejo era o de ter a aparição de Nossa Senhora. Agora vinha aquela abastada proprietária com as suas pretensões sublimes. Não lhe bastava ter um Aston Martin e um Jaguar na garagem e dez vestidos por estação? Alfreda disse que não descansava enquanto não visse Maria e lhe fizesse umas perguntas. Filipe Quinta, o Falsário, diz ter uma solução. Entretanto, Bahia, seu marido, ouvia música... "Espelho Mágico", de Manoel de Oliveira, conta com Ricardo Trepa, Leonor Silveira, Lima Duarte e Michel Piccoli nos principais papéis.
> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >